O assunto agora será captadores,é muito importante você saber disso,pois os captadores é o que vai captador o som e levar até o amplificador passa ser reproduzido.
quero começar primeiramente falando a respeito dos imãs.para termos um entendimento maior e a diferença sonora que cada imã traz.
mais primeiramente vamos a uma definição básica.
Captador - é um dispositivo que capta vibrações mecânicas geradas por
um instrumento musical (geralmente de cordas, como guitarras, baixos, ou violinos,violas...), e as converte em sinais elétricos,
que podem ser, posteriormente, processados, amplificados, ou gravados.
Captadores eletromagnéticos usam o principio da indução eletromagnética. O captador é composto por um ímã envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, próximo às cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no Campo magnético. gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda. Dessa forma, o timbre é conservado. O sinal criado é conduzido pelos cabos até o equipamento de amplificação.Como é necessário produzir uma variação no campo magnético, esse tipo de captador só funciona com cordas metálicas.
Bom já sabemos o que são captadores vamos falar um pouco dos imãs.
Captadores de Alnico
São feitos com materias mais caros e selecionados, sua qualidade normalmente é superior aos cerâmicos. Os ímãs dos núcleos são feitos de uma liga de alumínio, níquel e cobalto (Al-Ni-Co). Existem vários tipos de alnico dependendo da porcentagem dos componentes em sua mistura. O mais comum em captadores são os Alnico II e o V. Magnetos compostos de alnico tendem a soar mais vintage . São também comumente mais caros devido à matéria-prima,captadores com ímãs de alnico casam muito bem com uma guitarra com corpo de ash.
Exemplos de captadores com ímã alnico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário